Segurança da Informação e Prevenção a Fraudes
Bem-vindo(a) à Página de Segurança da Informação e Prevenção a Fraudes da Lello!
Contra fraudes, a Lello aposta e investe na prevenção. Com alguns cuidados e principalmente atenção, podemos evitar certos transtornos desagradáveis. Esta página tem como principal objetivo orientar toda a comunidade sobre as boas práticas de Segurança das Informações e principais ações e cuidados na prevenção às fraudes, especialmente envolvendo pagamentos, boletos e contatos.
Segurança é um assunto bastante sério e depende de todos nós. Tentativas de golpe e fraudes, infelizmente, são uma realidade presente em nosso dia a dia e é comum que fraudadores assumam identidades falsas ou tentem obter recebimentos indevidos. Consciente deste cenário, a Lello disponibilizou para você uma página com diversas informações e situações que requerem sua atenção e cuidado.

Cuidado com as senhas
- Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens e-mails ou SMS;
- Nunca utilize dados pessoais como senha;
- Não use números repetidos ou sequenciais (ex: 11111111 ou 12345678);
- Não anote senhas em papel, no celular ou no computador;
- Utilize senhas fortes e difíceis de serem desvendadas. Combine números, letras minúsculas, maiúsculas e caracteres especiais.

Nunca solicitamos sua senha por e-mail, telefone ou aplicativos de mensagens
Nenhum colaborador Lello está autorizado a entrar em contato e solicitar sua senha. Se isso acontecer, desconfie imediatamente e denuncie nos canais oficiais da Lello disponíveis nesta página. As senhas são pessoais e intransferíveis.

Atualização de dados cadastrais
Caso seja necessária a atualização de dados cadastrais e envio de documentos, verifique se está enviando para um e-mail com domínio “@lello.com.br”. Se desconfiar de algum falso contato, confirme imediatamente ou denuncie nos canais oficiais da Lello disponíveis nesta página.

Boletos falsos (Lello Condomínios)
- Desconfie de boletos enviados sem qualquer solicitação prévia a um dos canais oficiais da Lello disponíveis nesta página;
- Confira sempre os dados do Pagador, do Cedente e do Beneficiário. Eles devem ser o cliente, a Lello Condomínios e o seu condomínio
- Antes de confirmar o pagamento, verifique se está endereçado para o Beneficiário Legal: o seu condomínio. Não efetue pagamentos para outras titularidades

Boletos falsos (Lello Imóveis)
- Desconfie de boletos enviados sem qualquer solicitação prévia a um dos canais oficiais da Lello disponíveis nesta página;
- Confira sempre os dados do Pagador e do Beneficiário. Eles devem ser o cliente e a Lello;
- Antes de confirmar o pagamento, verifique se está endereçado para a Lello. Não efetue pagamentos para outras titularidades.

Nunca enviamos boletos avulsos por e-mail ou Whatsapp
Os boletos são enviados automaticamente através dos nossos sistemas de cobrança. Se receber e-mails ou mensagens de Whatsapp avulsos contendo boletos anexos, desconfie e denuncie imediatamente nos canais oficiais da Lello disponíveis nesta página.

Atenção com os pagamentos e cobranças
Fique atento com os pagamentos e cobranças, especialmente se não foi previamente acordado. Se houver alguma tentativa de acordo ou cobrança não convencional, desconfie e denuncie imediatamente nos canais oficiais da Lello disponíveis nesta página.

Nunca solicitamos depósitos em contas bancárias de terceiros
A Lello possui convênio apenas com as instituições Bradesco e Itaú. Confira sempre se o seu boleto inicia com 237 ou 341. Se o boleto iniciar com outro código, o mesmo deve ser imediatamente confirmado com os canais oficiais da Lello disponíveis nesta página. A Lello não efetua recebimentos por PIX, PicPay, Mercado Pago, PagSeguro, depósito em conta de terceiros ou qualquer outra modalidade em que a Lello não seja a favorecida.

Cuidado nas operações bancárias
Sempre utilize o computador pessoal ou o smartphone pessoal ao efetuar uma operação bancária. Certifique-se de que está realizando operações em ambientes seguros e protegidos.

Nunca clique em links suspeitos
Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.

Desconfie se alguém enviar uma mensagem solicitando uma informação
Sempre que receber mensagem SMS ou Whatsapp de alguém se identificando como colaborador Lello, confirme a identidade ou a área em que atua. Caso suspeitar de alguma tentativa de obter informação confidencial ou tentativa de golpe, comunique imediatamente os canais oficiais da Lello disponíveis nesta página.

Atenção com ligações suspeitas
Se receber contato suspeito em nome do banco ou em nome da Lello solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, entre em contato a partir de outro aparelho, assim evita que a golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.

Como a Lello entra em contato comigo
Condomínios:
atendimento.condominios@lello.com.br
WhatsApp: 11 2797-7585
Locação:
locacao.central@lello.com.br
Telefone: 11 3387-0000
Vendas:
vendas-central@lello.com.br
Telefone: 11 3018-0000
Os colaboradores da Lello podem entrar em contato através dos seus telefones pessoais, ramais e celulares. No entanto, se desconfiar de algum contato suspeito, você deve confirmar a veracidade das informações através dos seguintes canais oficiais:

Cuidado com golpes conhecidos como Phishing
A Lello pode solicitar fotos e cópias de documentos para comprovação e verificação da sua identidade, visando assim prevenção a fraudes em contratos. Se desconfiar de algum contato suspeito solicitando fotos e cópias de documentos em nome da Lello, sem haver algum contrato vigente ou negociação em curso, denuncie imediatamente nos canais oficiais da Lello disponíveis nesta página.

Não solicitamos instalação de programas que não são de propriedade da Lello
A Lello nunca solicita instalação de programas ou aplicativos que não são de propriedade da Lello em seu smartphone ou computador pessoal. Antes de instalar qualquer aplicativo, certifique de que é o aplicativo oficial da Lello nos canais de atendimento disponíveis nesta página.

Não baixe aplicativos desconhecidos
Antes de baixar um programa ou aplicativo, pesquise bem as informações dele na internet. Faça uma busca profunda, sempre veja se ele se envolveu em algum golpe, vírus e vazamento.

Suspeite de grandes ofertas ou promoções que não foram divulgadas pelos canais oficiais das empresas
Desconfie de e-mails enviados sem qualquer solicitação prévia a um dos canais oficiais Lello.

Certifique-se que tanto seu sistema operacional quanto seu antivírus estão atualizados
Não execute arquivos ou anexos suspeitos, pois softwares maliciosos como Malwares, podem acessar e alterar suas informações pessoais e enviá-las para golpistas, bem como adulterar boletos de pagamento.